domingo, 1 de maio de 2011

Sobre a Horta Municipal de São Carlos

            A Horta Municipal de São Carlos – SP,  foi fundada, segundo relato dos funcionários mais antigos em meados dos anos 70, por muito tempo a atividade da horta foi exclusivamente fornecer a merenda escolar. Situada na rodovia Guilherme Scatena, as margens de um dos afluentes do rio Monjolinho, possui uma área total 57000m², a área cultivada atual é de 6000m², possui também uma estufa de 600m², e uma estufa para mudas de 48m², um prédio de 80m² que abriga escritório, cozinha, banheiros e vestiários, um quarto de ferramentas de 30m², um pluviômetro.
Os canteiros que antes eram cultivados nas margens do córrego, deram lugar para a mata ciliar que foi reflorestada e preservada.
A partir de 2001, a Horta Municipal passou a ser cultivada de maneira orgânica “sem uso de agrotóxicos e adubos químicos”, com a redução do quadro de funcionários e aumento do número de escolas e alunos a produção não era mais suficiente para fornecer a merenda, surgindo quase que naturalmente novas linhas de atuação como abertura para visitas, extensão das técnicas utilizadas a produtores da região, cursos fitoterápicos e educação ambiental, portanto houve uma mudança no foco do trabalho desenvolvido, mas não na infra-estrutura física. A Horta Municipal recebe atualmente, alunos da rede estadual de ensino de são Carlos, e os assuntos abordados com esses visitantes são: importância da mata ciliar, benefícios da preservação da biodiversidade na produção agrícola, fossa séptica biodigestora “Embrapa”, composto e seus benefícios, vantagens do consumo de alimentos saudáveis e da época, conservação do solo, projeto Horta Eco Solidária “APASC” e vantagens da rotação de cultura.
O grande potencial social das Hortas comunitárias ou institucionais é identificado como um instrumento prático e eficiente para a capacitação, sensibilização e agregação de uma comunidade em torno da educação. Educação para alimentação, a agricultura, a ecologia, a sociabilização e por fim para a qualidade de vida (Projetos em Hortas Comunitárias: Instrumentos de Ação).
Neste sentido as visitas monitoradas apresentam uma grande importância como recurso didático a professores e para educação ambiental do município

Um comentário:

  1. Ae pessoal! Parabéns pela iniciativa de criar um blog!! Por favor, disponibilizem o endereço e os horários de funcionamento da horta para que as pessoas possam visitar e entrem em contato mais facilmente!

    Se conseguirem colocar um mapinha indicando onde ela fica em relação à cidade de São Carlos, melhor ainda! Grande abraço!

    ResponderExcluir